História

História Do Conselho Comunitário Dos Moradores Do Parque Santa Cecilia

Fundado em 30 de Outubro de 1988, a partir do trabalho voluntário de um grupo de mulheres da comunidade do Parque Santa Cecília localizado no grande Bom Jardim. A iniciativa foi motivada pela falta de políticas publicas no bairro e a necessidade de desenvolver ações socioeconômicas que proporcionassem ao seu público alvo, sobre tudo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, melhorias na qualidade de vida.

Desde sua criação, o Conselho Comunitário dos Moradores do Parque Santa Cecília vem desenvolvendo projetos no intuito de somar esforços para fortalecer as ações destinadas a crianças e adolescentes do Grande Bom Jardim – Fortaleza – CE, por meio de ações culturais e sociais de caráter preventivo, respeitando e garantindo os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A entidade destaca-se por sua mobilização social no Grande Bom Jardim, envolvendo diferentes iniciativas sócio-culturais que atuam no bairro, em parceria com o CCBJ- Centro Cultural Bom Jardim, CRAS- Centro de Referência da Assistência Social, e entidades civis locais. É notória a apropriação social do projeto pela comunidade.

FINALIDADES ESTATUTÁRIAS:

O CONSELHO COMUNITÁRIO DOS MORADORES DO PARQUE SANTA CECILIA, tem por finalidade apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, através das atividades de educação profissional, especial e ambiental.

OBJETIVOS:

  1. Promover a assistência social às minorias e excluídos, o desenvolvimento econômico e o combate a pobreza;
  2. Promover gratuitamente a educação e a saúde, incluindo prevenção de HIV/AIDS e consumo de drogas;
  3. Preservar, defender e conservar o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável;
  4. Promover o voluntariado, na criação de estágios e colocação de treinados no mercado de trabalho;
  5. Promover os direitos de pessoas portadoras de deficiência, dos direitos da mulher, da criança e do idoso, assessoria jurídica gratuita e combate a todo tipo de discriminação sexual, racial e social, trabalho forçado e infantil.
  6. Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

Reconhecendo a natureza e a importância do trabalho deste Conselho, o Governo do Estado do Ceará firmou convênio com o mesmo, em 1992, para a realização dos projetos “ABC – Aprender, Brincar e Crescer” atendendo cerca de 400 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos, diariamente da região do Grande Bom jardim e adjacências. Oferta diferentes atividades culturais, artísticas, esportivas e de inclusão digital, com foco na inclusão social e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

No “Circo-Escola”, são atendidas 250 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos. O projeto utiliza a arte circense como principal ferramenta pedagógica para a formação humana e cidadã, desenvolvendo novas habilidades e competências para uma sociedade justa e solidária. Desde então, estes projetos vêm conquistando importantes resultados.

A partir desses projetos, o Conselho vem desenvolvendo outras atividades como: ginástica para mulheres, yoga para comunidade, violão para iniciantes,informática para adultos, oferece ainda uma biblioteca aberta a comunidade onde são ofertadas ações de orientação pedagógica e estímulo à pesquisa, a leitura e a escrita.

Paralelo a isso, a entidade mobiliza as famílias de beneficiados dos seus projetos com o objetivo de envolver e orientar pais e mães na formação adequada de seus filhos. Para tanto, são realizados encontros trimestrais onde o Conselho compartilha com as 150 famílias atendidas os resultados do projeto e desempenho de seus filhos.

Além disso, esses chefes de família participam de cursos de iniciação profissional, como, bolos e tortas, manicure e profissional da beleza. Possibilitando aos participantes a condições de geração de renda e empreendedorismo para famílias de baixa renda, por meio trabalho informal.

Como se pode constatar, o Conselho Comunitário dos Moradores do Parque Santa Cecília acredita no poder da transformação social de crianças, adolescentes e seus familiares. Por isso, a entidade uni esforços junto ao poder público e parceiros para atender esse público vítimas da desigualdade social e econômica de Fortaleza garantindo seus direitos humanos, sociais e culturais, por meio de atividades lúdicas, sustentáveis e produtivas, gerando novas oportunidades positivas.